Jabulani – Reclamações da Bola da Copa 2010

31 de maio de 2010

A bola da Copa do Mundo já é fabricada pela Adidas há muito tempo. Sempre temática, pega emprestado algo da cultura onde o mundial será realizado e traz consigo avanços em sua fabricação. A bola da vez é a Jabulani da Adidas, uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Jabulani significa “Celebração”. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores onde o branco predomina. As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

Jabulani, a bola da Copa 2010. De estrela a vilã?


Até aí é só festa, como o próprio nome da bola propõe. Ela logo ficou popular na África do Sul, onde adorna vários pontos da cidade, mas à medida que os jogadores vão testando a Jabulani só críticas negativas vão aparecendo. A onda de reclamações sobre a bola da Copa do Mundo 2010 começou com o goleiro da Seleção Brasileira, Júlio César: “Horrível! Horrorosa! Muito Ruim! Parece até aquelas bolas que vende em supermercado!”

A reclamação de Júlio César logo encontrou dois associados na Seleção, o atacante Luís Fabiano e o meio-campo Júlio Batista. As palavras de Julio Batista sobre a Jabulani foram: “Tanto para os jogadores como para os goleiros ela é muito ruim. Os laterais tentam cruzar, colocando aquela rosca, mas a bola faz muita curva. Quando o atacante chuta, ela dá três ou quatro roscas antes de chegar ao goleiro. É uma bola bem complicada, bem diferente das utilizadas na Europa”.

Já o atacante titular do Brasil, Luís Fabiano, disparou: “Essa bola é sobrenatural. A trajetória que ela faz é estranha, ela sai de você, parece que não gosta que alguém chute. Parece que tem alguém guiando, porque quando você vai chutar ou cabecear, ela muda a trajetória. A bola é mais um adversário. Espero me adaptar o mais rápido possível, porque no sábado foi difícil o treinamento de finalização”.

Mas as reclamações da Jabulani não estão vindo apenas da Seleção Brasileira. Logo após Júlio César, foi a vez do goleiro do Chile, Claudio Bravo, reclamar da bola da Copa: “É uma bola especial, feita para complicar a vida dos goleiros, para que cometam mais erros e saiam mais gols. É uma bola muito complicada, muito rápida, difícil de pegar. É parecida com a do futebol de praia. Corre mais que uma bola normal e tem uma textura especial que com água fica impossível de agarrar. São essas coisas que complicam ainda mais a vida do goleiro. É difícil calcular sua trajetória, é uma bola imprevisível”.

Outros goleiros que reclamaram da Jabulani foram Buffon, goleiro da Itália e um dos melhores do mundo e o goleiro da Espanha, Casillas: “Às vezes, é um pouco triste que uma competição tão grande como um Mundial tenha um elemento tão importante como a bola com essas péssimas condições”, disse Casillas.

Mas mesmo com tantas reclamações vindas de todos os lados, a Adidas diz que não vai mudar a bola da Copa do Mundo. A FIFA chamou o gerente o gerente da Adidas na África do Sul, Zobuzee Ngobese, para falar sobre o assunto. Ngobese comentou oficialmente: “Não há planos para trocar a Jabulani por outra bola. Ela passou por provas rigorosas da Fifa, foi testada com grandes jogadores de ligas importantes da Europa e a resposta que recebemos foi bastante positiva. Se você olhar as Copas de 2002 e 2006 verá que reclamações sobre a bola antes do início do Mundial não são novas. Temos certeza sobre a qualidade da Jabulani. Ela é a bola aprovada pela Fifa e será usada na Copa”.

A FIFA tira o corpo fora e diz que qualquer dúvida ou, principalmente, reclamação, deve ser direcionada à Adidas.

Com uma campanha de marketing dessas, como mudar a bola? A Adidas diz que a Jabulani fica.

10 Comentários

Publique seu comentário

  1. Hugo Rosestolato Aguiar
    jun 08 at 13:52

    Não acho que a “Jabulani” é ruim,ela só pega muita curva com isso os goleiros reclamam,ela só da aquela enganadinha e se você não tem controle com bola com essa não vai querer ficar de jeito nenhum no seu pé

  2. edson
    jun 12 at 22:08

    esta bola, pelo que se ouve e vê, foi um grande equivoco, do fabricante e da fifa, tentaram fazer uma bola que tivesse uma trajetória alterada, para o goleiro se confundir, procurando assim, obter mais gols, mas não pensaram corretamente, nos chutes, que também ficaram prejudicados. e em vez de um futebol, com mais gols, temos sim, muitos chutes mal finalizados, com pouquissimos gols! “O tiro saiu pela culatra”, esta é a realidade.

  3. edmilson santos
    jun 15 at 22:39

    de todas as seleções que pude asssistir até agora, a nossa é medílcre, onde os atacantes não fazem absolutamente nada,e quem resolve são jogadores da defesa, kaká não tem condições de jogo para partida nenhuma,o que o sr. dunga está pretendendo de fato fazer, com milhões de brasileiros, a sentar de frente a um televisor e asssistir a essa fatídiga partida de estreia da nossa seleção, que de fato selecionável, não passará das quartas de final, a entrevista do sr. dunga foi abssolutamente rídicula, pois ele não conseguia se quer levantar a cabeça para responder as perguntas que lhe foram ditas, de tanto é a vergonha, que eu como simples brasileiro, que adoro futebol, tenha que passar por esse constragimento, porque de tudo que se falou no brasil inteiro, que a coreia do norte nunca foi capaz de alcançar um feito tão devastador na nossa defesa que reduziu o placar por 2×1 com muito merecimento, e deveria ter guanho a partida, nossos jogadores são patrocinados e bem pagos, quando antigamente, não existia de fato essa preocupação, gostei muito bem da resposta que falcão falou, para esse ridículo de locutor, que ao se questionado se gostou da nossa seleção, ele respondeu a que todo brasileiro estava a si perguntar no término da partida, estamos muito preocupado, porque, nosso time joga com firulas, e se pegar aquele time que joga com raça e coração, depois dessa copa, nunca mais seremos campeões, porque não jogamos sérios, só para nossos jogadores ficarem na mídia e fazerem de fato o seu pé de meia, e que pé de meia

  4. ana luiza
    jun 20 at 18:25

    por que deram cartao vermelho pro kaka so porque ele teve uma minima discursao haa para ne fizeram coisas piores com os brazileiros machucaram eles mas de 3 veses e o brazil so uma vez acho que nao justo esse cartao que deram pro brazil pow achuda aii a seleçao nao e nada sem o kaka

  5. renan e gustavo
    jun 20 at 18:30

    na procima vez vc mata o juis que dai ele vai ver o que é bom manda ele se catar

  6. douglas
    jul 06 at 16:31

    eu sou muinto fã da jabullani pode mander uma pra mim se eu der meu indereço e quadra 17conj b casa41 obrigado***********

  7. Robson
    jul 27 at 23:55

    Cara eu tenho a jabulani e ela é otima para chutar e agarrar e ela é original meu pai me deu

  8. gabriel
    out 15 at 16:04

    queria gunha a jabulane

  9. eder
    ago 04 at 16:03

    a jabulane e 10 que nem o fluzao

  10. joao felipe
    nov 04 at 11:00

    a bola da muita curva

Publique seu comentário