Eliminatórias da Copa 2010 chegam ao fim

28 de setembro de 2009

As Eliminatória Sulamericanas da Copa do Mundo 2010 estão chegando ao fim. Faltam apenas duas rodadas para definir quem vai para a Copa e quem fica. O Brasil e o Paraguai já estão classificados, sobram duas vagas para carimbar o passaporte e uma para ir para a repescagem contra uma seleção da Concacaf. O Chile está quase lá, tem 27 pontos seguido de Equador com 23, Argentina com 22, Uruguai com 21, Venezuela também com 21 e Colômbia com 20. Todas essas têm chances de ficar com uma vaga. Bolívia e Peru apenas cumprirão tabela, com 12 e 10 pontos respectivamente.

Não há como negar que a maior ameaçada de ficar fora da Copa 2010 é a Argentina de Maradona. O próximo jogo dos argentinos é fácil, contra o lanterna Peru em casa. Mas a última partida será contra o Uruguai, que luta por uma das vagas, na casa do adversário. Confira os jogos das rodadas finais:

17ª rodada Eliminatórias Sulamericanas
sábado, 10/10/2009

Equador x Uruguai
Argentina x Peru
Venezuela x Paraguai
Colômbia x Chile

domingo, 11/10/2009

Bolívia x Brasil

18ª rodada Eliminatórias Sulamericanas
quarta, 14/10/2009

Peru x Bolívia
Brasil x Venezuela
Paraguai x Colômbia
Chile x Equador
Uruguai x Argentina

O Brasil já classificado apenas cumpre tabela, mas é claro que ninguém quer ver a Seleção Brasileira perder para a Bolívia e Venezuela. Por isso Dunga convocou uma Seleção forte para encarar os dois jogos. O próximo jogo do Brasil é contra a Bolívia na altitude de La Paz (3.600 metros acima do nível do mar) e Dunga deve escalar um time misto, poupando vários jogadores. Alguns nem devem viajar para a Bolívia.

Dunga convocou 24 jogadores para as duas últimas rodadas das eliminatórias. As novidades da lista são as voltas do meia Alex(ex-Internacional, jogando no Spartak de Moscou) e o zagueiro Naldo (Werder Bremen). Quem volta (infelizmente) é o volante Josué, cortado da última convocação por estar machucado. O jogador comentou seu retorno: “Desde minha primeira convocação, não fiquei fora de nenhuma lista. Estou muito contente e tranquilo, pois sei que a concorrência é grande, embora seja uma disputa totalmente saudável. O que me deu tranquilidade em todas convocações é a confiança que o técnico Dunga tem no meu futebol. Isso que me fez confiar que seria convocado novamente”.

Dunga insiste com Josué

Dunga insiste com Josué


Outro que figura novamente, sem nunca ter entrado em campo, é o lateral-esquerdo Filipe Luis, a convocação mais enigmática de todas. Para quê Dunga insiste em convocá-lo se nem testado ele foi? Seria mais sensato convocar o lateral Gilberto, que vem fazendo boas partidas pelo Cruzeiro e já jogou bastante pela Seleção.
Convocação enigmática: o que Filipe Luis está fazendo na Seleção?

Convocação enigmática: o que Filipe Luis está fazendo na Seleção?


Os jogadores se apresentam na Granja Comary no dia 6 de outubro. Confira a lista de convocados:

Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)
Filipe Luis (La Coruña)

Zagueiros
Lucio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)
Juan (Roma)
Miranda (São Paulo)
Naldo (Werder Bremen)

Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Lucas (Liverpool)
Kaká (Real Madrid)
Ramires (Benfica)
Elano (Galatasaray)
Sandro (Internacional)
Alex (Spartak Moscou)
Diego Souza (Palmeiras)

Atacantes
Nilmar (Villarreal)
Adriano (Flamengo)
Luis Fabiano (Sevilla)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

A decisão de Dunga de poupar as estrelas contra a Bolívia causou comentários maliciosos, de que seria uma retaliação da CBF aos países que insistem em utilizar a altitude como arma. Vale lembrar que nos últimos anos o Brasil vem pleiteando junto à Fifa a proibição de jogos acima de 2.400 metros do nível do mar. Mas Dunga desmentiu: “A seleção brasileira está acima de qualquer coisa. A CBF tem uma posição, o que é normal, e nunca a escondeu. Mas vamos fazer aquilo que é melhor para a seleção brasileira”.

Nem Dunga entende algumas de suas convocações

Nem Dunga entende algumas de suas convocações


Como o Brasil já está classificado para a África do Sul 2010, Dunga está à vontade para realizar mais testes antes de fechar o grupo definitivo para a Copa. Desde que começou a treinar a Seleção Brasileira em 2006, Dunga utilizou 61 jogadores diferentes. Robinho (que não foi convocado agora por estar machucado) foi o jogador que mais atuou (46 partidas) seguido por Gilberto Silva (43), Maicon (39) e Elano (36). Outro titular absoluto, Feipe Melo, não foi chamado por ter recebido cartão vermelho contra o Chile na última rodada.

Além de Bolívia e Venezuela, Dunga ainda terá três amistosos para realizar seus últimos testes antes da Copa 2010. O primeiro amistoso já foi marcado, será contra a Inglaterra dia 14 de novembro no Qatar. Os outros dois amistosos do Brasil já têm data definida, 18 de novembro e março de 2010, mas os adversários ainda não foram escolhidos. O Brasil parece estar acertando cada vez mais seu futebol. E na hora certa. Às portas da Copa 2010, o retrospecto não poderia ser melhor. Em 2009 o Brasil jogou 13 vezes, vencendo 12 e empatando apenas um jogo, com 11 vitórias consecutivas. Caíram perante o Brasil em 2009: Peru, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile nas eliminatórias; Egito, Estados Unidos (duas vezes), Itália (duas vezes, na Copa das Confederações e em um amistoso) e África do Sul na Copa das Confederações (onde o Brasil foi campeão); e Estônia, em um amistoso.

2 Comentários

Publique seu comentário

  1. natanael Andrade
    out 09 at 11:58

    vai nessa força meu amigo dunga que vc esta fazendo um belo trabalho vomos sai campeao da copa de 2010 na africa do sul!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. kaue
    out 24 at 18:54

    o jogo roda a roda e o melhor jogo do mundo obrigado a o teleton

Publique seu comentário