Lista de Convocados de Dunga – Eliminatórias Copa 2010 e Copa das Confederações

22 de maio de 2009

Junho é mês de jogo do Brasil. Além dos dois jogos que darão sequencia às Eliminatórias da Copa do Mundo 2010, outra competição vai agitar o mundo e servir de aperitivo para a Copa de 2010 na África do Sul: a Copa das Confederações. O ténico Dunga convocou 23 jogadores para participarem nos jogos Uruguai x Brasil, dia 6 de junho em Montevidéu e Brasil x Paraguai, dia 10 de junho no Recife. A mesma convocação vale para a Copa das Confedereções que acontece entre 14 e 28 de junho, na prórpia África de SUl. Além de aperitivo para a Copa 2010, a competição servirá como um teste de organização para a África do Sul antes da Copa 2010. Confira a tabela da Copa das Confedereções aqui: http://jogodobrasil.com.br/jogos-do-brasil/tabela-copa-confederacoes-2009/

Mesmo com muita especulação, Ronaldo não foi convocado, mas quatro noviadades figuram entre os chamados: Nilmar (Internacional), André Santos (Corinthians), Victor (Grêmio) e Ramires (Cruzeiro). Ramires já vinha sendo muito cotado e a imprensa cobrava de Dunga uma chance para o excelente meio-campo do Cruzeiro. Nilmar é outro que atravessa grande fase depois de sucessivas contusões. Decisivo no ataque Colorado, o jogador atravessa a sua melhor fase. Victor, goleiro que tem fechado o gol do Grêmio, venceu o goleiro Bruno do Flamengo e também ganhou uma merecida chance. Como Doni, goleiro da Roma, está contundido, Gomes do Tottenham e velho conhecido da Seleção Brasileira também foi chamado. A maior surpresa foi mesmo a convocação de André Santos, lateral esquerdo do Corinthians. Ele vem apresentando um bom futebol, mas não era um dos mais cotados.

Na coletiva de imprensa, Dunga falou sobre os quatro novos convocados: “A seleção sempre tem jogadores de qualidade e tudo depende do treinador. A gente observa vários fatores e toma uma decisão”. Quando perguntado sobre por que não convocou Ronaldo Fenômeno, o comandante canarinho explicou qeu o critério utilizado foi o melhor para o rendimento do grupo que vai participar das duas competições. O que fizemos foi manter a postura que tivemos desde o início. Se a gente tivesse convocado, muitos diriam que o chamamos para mostrar que ele ainda não está em condições de atuar pela seleção. Mantivemos a nossa postura e convocamos os jogadores que estão vivendo uma boa fase em seus clubes”.

Nem Ronaldo do Corinthians...

Nem Ronaldo do Corinthians...

nem Ronaldinho Gaúcho do Milan têm motivos para rirem.

nem Ronaldinho Gaúcho do Milan têm motivos para rirem.

Pelo menos Dunga manteve a promessa de só convocar jogadores que estejam bem fisicamente e tecnicamente. O treinador disse ainda que não pode ficar pensando nos atletas que ficaram de fora de lista: “A minha expectativa é em quem está aqui. A torcida e todos precisam entender que eu preciso pensar em quem está aqui. Se eu fosse pensar em todos, eu teria que me preocupar com o Adriano e outros três ou quatro que não estão aqui. O jogador está em condição, está em forma, ele é convocado. Seleção é resultado”.

Outras ausências sentidas foram as de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Silva, do Milan. Ambos não foram chamados novamente. Dunga falou sobre a não convocação de Ronaldinho Gaúcho: “Vou tentar até o limite a sua recuperação. Ele é um jogador que tem qualidade. Confio nele, é um atleta diferenciado. Ele está passando por um momento ruim, mas espero que possa superar isso. Ver um jogador como o Ronaldinho na arquibancada não é bom. Queremos ver o Ronaldinho que todos conhecem. Mas ele vai ter que mostrar algo no clube dele para ser chamado”.

Enquanto uns choram, outros riem. Nilmar do Inter é só alegria depois da convocação.

Enquanto uns choram, outros riem. Nilmar do Inter é só alegria depois da convocação.


Os jogadores vão se apresentar no dia 1º de junho para os treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Segundo Dunga, Nilmar, Kleber e André Santos não serão liberados para defender Internacional e Corinthians no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, dia 3 de junho.

Confira a lista dos convocados para os jogos do Brasil:

Goleiros
Julio César (Internazionale)
Gomes (Tottenham)
Victor (Grêmio)

Laterais
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Kleber (Internacional)
André Santos (Corinthians)

Zagueiros
Alex (Chelsea)
Juan (Roma)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)

Meio-campistas
Anderson (Manchester United)
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Ramires (Cruzeiro)
Elano (Manchester City)
Felipe Melo (Fiorentina)
Júlio Baptista (Roma)
Kaká (Milan)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Luís Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Internacional)
Robinho (Manchester City)

2 Comentários

Publique seu comentário

  1. VAMOS NA RAÇA CONQUISTAR + ESSA TAÇA
    abr 28 at 16:48

    E ISSO AI DUNGA …MAIS PELO AMOR DE DEUS SÓ NAO XAMA O DIEGO PRA JOGAR A COPA ..AQUILO É UMA DOENÇA, O CARA PEGA NA BOLA E CAI…AI EU NAO AGUENTO!!

  2. jonathan willian fonseca
    ago 10 at 14:55

    POR QE O RONALDINHO GAUCHO NAO FOI CONVOCA EU QERIA ELE NO BRASIL PRAMIM ELE É O MELHOR JOGADOR DO MUNDO ESTA BEM ASSIM?

Publique seu comentário