Lista de Convocados de Dunga – os 23 convocados para a Copa 2010

11 de maio de 2010

Finalmente acabou o mistério. Dunga acabou de fazer a convocação dos 23 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010. Neste exato momento, os cometaristas estão se rasgando de raiva (principalmente a imprensa de São Paulo) por Dunga ter ignorado Ganso e Neymar. Antes de fazermos as considerações, vamos à lista dos 23 convocados do Brasil.

CONFIRA A LISTA DOS 23 JOGADORES CONVOCADOS PELO TÉCNICO DUNGA PARA A COPA DO MUNDO
GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)
LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS:
Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)
ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

Grafite, a grande surpresa da lista de Dunga

É isso amigos. Não escondam o espanto com certos nomes da lista, como Grafite. Felipe Melo, mal na Juventus, foi mantido na lista. Já falamos aqui, vamos repetir. Copa do Mundo é momento. Tem que levar quem está melhor na atualidade. Felipe Melo foi útil para o Brasil, mas atualmente está mal junto com o resto do time da Juventus, que faz a pior campanha em 40 anos no campeonato italiano (tanto que Diego nem foi cogitado). Felipe Melo ainda é destemperado, expulso várias vezes pelo pavio curto. Mal saiu a lista e ele já discutiu ao vivo com o PVC da ESPN. PVC perguntou o que justificaria a convocação dele, já que a Juve está mal, e Felipe reagiu como se estivesse sendo criticado. Depois de perguntar ao PVC “você é jornalista” e ouvir um “você é jogador?”, desligou o telefone. Péssimo começo.

A espinha dorsal do time já estava definida, é fato: Júlio César, Lúcio, Maicon, Gilberto Silva, Kaká, Robinho e Luís Fabiano já eram titluares absolutos. O mistério da lateral esquerda se desfez, com Gilberto como titular e Michel Bastos como suplente. Boas convocações, embora muitos prefiram o Marcelo do Real Madri. O problema é que ele tem jogado de meio-campo e ainda não topa muito bem com o Dunga. O meio-campo é o local de maior controvérsia. Dunga aposta tudo em Kaká, mas se o craque estiver mal na Copa, corre o risco de uma repetição de 94, quando Raí não jogou nada e foi barrado. Parreira na época escalou uma Seleção com 4 volantes: Zinho, Mazinho, Dunga e Mauro Silva. A final só podia ser 0 x 0 mesmo.  Caso Kaká não renda, não temos opção no banco. Ganso, Diego ou Ronaldinho Gaúcho seriam prováveis substitutos, mas Dunga preferiu Elano, Josué, Kléberson e afins. Aliás, levar Kléberson e abrir mão de outro armador nato pode ter sido um grande erro.

No ataque, mais decepção. Luís Fabiano, Nilmar e Robinho já eram garantidos, faltava uma vaga. Nada de Neymar, Adriano fez de tudo para não ser convocado (e conseguiu) e Kléber, em grande fase no Cruzeiro, nunca foi testado. O mais improvável aconteceu, a vaga ficou com Grafite!

Bom, a verdade é uma só. Se o time principal não render o esperado, Dunga não tem opções de mudar radicalmente a forma do Brasil jogar. O que ele tem são apenas peças de reposição inferiores às originais. Elano não tem como substituir Kaká à altura, nem Grafite ao Luís Fabiano. No meio-campo não temos outro armador clássico como Kaká. A única coisa que dá para fazer, como em 94, é montar um time extremamente retrancado. Apenas torcer vai ser difícil. É sentar e rezar.

6 Comentários

Publique seu comentário

  1. guilherme
    maio 11 at 21:25

    ele devia ter posto o ganso inves do felipe melo

  2. Zé Pequeno
    maio 12 at 12:47

    ótimo texto, se esse timeco que o Dunga escolheu aí não render, sai de baixo que o Brasil vai cair!

  3. messie benevenuto -
    maio 18 at 12:16

    nassa , aposto que esse time ai não chega nem nas oitavas! daqui a pouco o Dunga ta levando minha avó pra seleção *O* rs .

  4. pequeno
    jun 26 at 15:57

    isso aí Brasil já tamo nas oitavas de final

  5. cascão
    jun 26 at 16:00

    a seleção não esta ruin é porque o Dunga ainda não colocou o Ramires como titular

  6. zé mané
    jun 26 at 16:03

    é isso aí Brasil já estamos nas final oq messie bevenevetudo disse que não aconteceria kkkkkkk

Publique seu comentário