Amistosos do Brasil – Seleção fecha o ano jogando contra Inglaterra e Omã

30 de outubro de 2009

Depois do desfecho das eliminatórias da Copa 2010, o Brasil ainda entrará em campo duas vezes antes de terminar o ano. Mais precisamente nos dias 14 e 17 de novembro em amistosos contra Inglaterra e Omã. Ambos os jogos representam interesses financeiros da CBF. Brasil x Inglaterra será uma exibição de gala para o povo do Qatar. Aproveitando que já está no Oriente Médio, o Brasil ainda enfrenta a seleção de Omã em jogo inédito.

O amistoso Brasil x Omã pode ser uma bizarrice desmedida, mas pelo menos teremos um Brasil e Inglaterra para saborearmos. A seleção inglesa retomou seu bom futebol depois de não ter conseguido vaga na última Eurocopa e já está classificada para a Copa do Mundo 2010. Nessa partida Dunga ainda poderá testar mais opções antes de fechar o grupo definitivo que irá a Copa 2010.

O técnico da Seleção Brasileira foi sensato e não convocou nenhum jogador do Campeonato Brasileiro que se encontra na reta final. Adriano, Diego Tardelli e outros dessa vez ficaram de fora da lista que contou com novidades: o meia Carlos Eduardo (Hoffenheim), o atacante Hulk (Porto) e os laterais Fábio Aurélio (Liverpool) e Michel Bastos (Lyon). Resignado, Diego Tardelli falou sobre a não convocação dos jogadores que atuam no Brasil: “Estou feliz aqui no Atlético e tenho certeza de que, com trabalho, posso estar lá de novo. Seleção sempre faz bem. Eu quero ir para a Copa, mas a gente já sabia que nós que atuamos no Brasil não iríamos ser convocados para esses amistosos”.

Tardelli ainda sonha com a amarelinha

Tardelli ainda sonha com a amarelinha


É claro que Dunga já tem na cabeça a Seleção para a Copa 2010, mas segundo o treinador ainda há espaço para mudanças: “Falta muito pouco para a Copa, mas muita coisa pode acontecer até lá. Quanto mais o Mundial se aproxima, mas o grupo vai se fechando. Mas há chance de alguma coisa ser mudada até a Copa”. O fato é que restam poucas chances para um novo convocado mostrar serviço. Como já frisamos, Omã não conta como teste. A partida contra a Inglaterra será decisiva para os jogadores que ainda são dúvida ou que pretendem cavar uma vaguinha na Seleção. Antes da Copa do Mundo 2010 o Brasil só jogará mais um amistoso, em março de 2010, sem adversário definido ainda.
As quatro novidades de Dunga

As quatro novidades de Dunga


O problema nas listas de Dunga é que nunca sabemos quem é convocado para efetivamente ser testado, ou quem é convocado por puro oportunismo. Isso vem sendo uma mácula constante no trabalho do técnico, que diga-se de passagem, ainda não nos convenceu. Só para citar alguns exemplos de convocações oportunistas, temos Jonatas que atuava pelo Flamengo em 2006 e após sua convocação foi negociado com o Espanyol. Depois disso, nunca mais foi chamado por Dunga. Ilsinho, convocado em março de 2007, jogava pelo São Paulo. Três meses depois foi vendido e nunca mais foi convocado. Mas o maior “símbolo” dessa farra de convocações de Dunga foi Afonso, centro-avante horroroso que atuava no desconhecido Heereveen. Na época, muitos diziam que ele estava sendo convocado por Dunga apenas para visar uma negociação com o futebol inglês. Falava-se até em comissão, porcentagem e outras falcatruas por debaixo dos panos.

Pra completar nossa desconfiança, Dunga ainda segue com outras manchas que não sairão nunca de seu trabalho, como a derrota por 2×0 para a Venezuela, primeira na história do Brasil. Empatou com a mesma Venezuela na última partida das eliminatórias e não conseguiu vencer a “poderosa” Bolívia. Empatou aqui no Brasil e perdeu na Bolívia. Muitos estão entrando no oba-oba da imprensa, que enaltece o trabalho feito nas eliminatórias. Mas convenhamos, classificar o Brasil para Copa do Mundo é obrigação de qualquer técnico. Nunca ficamos fora de Copa nenhuma. E enquanto Dunga segue convocando nomes bizarros (Hulk é a bola da vez, será que ele também será transferido do Porto para um time mais forte na Europa?), ficamos sem ver jogadores que mereciam uma vaga como Hernanes (São Paulo) e Diego (Juventus).

Confira a lista de convocados para os amistosos da Seleção Brasileira

Goleiros

Julio César (Inter de Milão)
Doni (Roma)

Laterais

Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Michel Bastos (Lyon)
Fábio Aurélio (Liverpool)

Zagueiros

Luisão (Benfica)
Juan (Roma)
Naldo (Werder Bremen)
Lúcio (Inter de Milão)

Meias

Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Ramires (Benfica)
Felipe Melo (Juventus)
Julio Baptista (Roma)
Kaká (Real Madrid)
Elano (Galatasaray)
Alex (Spartak Moscou)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Lucas (Liverpool)

Atacantes

Luis Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Villarreal)
Hulk (Porto)
Robinho (Manchester City)

4 Comentários

Publique seu comentário

  1. Lucas
    nov 02 at 20:15

    ta faltando o Ronaldinho… ele ta jogando muito agora pelo milan veey

  2. ivan teixeira araujo
    nov 12 at 00:33

    parece brincadeira o Dunca nao sabe e de nada nao tem competencia para dirigir uma seleçao brasileira tambem a seleçao brasileira e muito fraca o nosso pais e grande com tantos jogadores ruins nosso campeonato brasileiro e muito fraco os jogadores sao fracos cai cai nessa seleçao sao a menoria o restante e fuba dunga demostrou que e manipulado nos torcedores sofredores mais uma vez dunga ja era seleçao bra bra antigamentee seleçao altura pele garricha maradona rivelino hoje a politica entrou no futebol e acabaou tudo no momento minha seleçao e essa goleiro fabio cruzeio zagueiro miranda e juan lateral fabio aurelio e michel bastos meias alex kaka diego e ronaldino gaucho centravante luiz fabiano grafite ronaldo fenomeno e adriano nilmar denilson e robinho goleiro reserva julio cezar

  3. ivan teixeira araujo
    nov 12 at 00:52

    dunga esta com a mente tampada essa seleçao com gilberto silva elano josue e brincadeira parece ser panelinha escolhida pelos grupinhos dunga voce foi otimo jogador mas como tecno voce esta no lugar errado voce dar muita sorte mas nao entende de nada e quem sofre com isso somos nos torcedores brasileiros que gostamos de ver um bom futebol que ate hoje nada voce esta enganando voce mesmo a imprensa pode cobrar mais mesmo que ele venha ganhar a copa do mundo so se for um milagre acho muito dificil ganhar copa do mundo com esse time feio deixando amaury de fora deixando grafiite deixando o ronaldo o ronaldinho o denilson o fabio que e o melhor goleiro do brasil da para responder porque nao convocar os melhors e melhor duque ficar ai fingindo de besta a imprensa brasileira nao e besta o povo nao e bsesta virando a caara para a imprensa e fazendo tudo errado dar para acordar e largar a politicage e as panelinha e voltar a convocar os melhores no momento deixa de agradar quem nao merece e ouve o povo e a imprensa brasileira se nao vai chora derrota na copa do mundo

  4. carlos alberto cunha
    jan 03 at 18:23

    Sujeitinho azedo o redator desse artigo. Só procura “falhas” do Dunga. Que coisa. É desses caras insatisfeitos até com a mãe por ter nascido homem, bem que podia ser diferente.

    Cunha

Publique seu comentário