As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2010 – África do Sul

19 de novembro de 2009

Finalmente temos as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2010. Faltavam 6 vagas que foram decididas ontem em jogos que envolveram raça, briga e polêmica. Mas vamos por partes.

Antes da rodada final dessa última quarta, as seleções classificadas para a Copa do Mundo da África do Sul eram: México, EUA, Honduras, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Itália, Suiça, Sérvia, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria, e o país sede África do Sul. Eram 26 países, sobravam ainda 6 vagas disputadas nos jogos entre: França x Irlanda, Bósnia x Portugal, Ucrânia x Grécia, Eslovênia x Rússia, Argélia x Egito e Uruguai x Costa Rica. Vamos ao raio x das partidas.

Ucrânia x Grécia – Grécia classificada

Ucrânia e Grécia se enfrentaram em Donetsk, na Ucrânia. A primeira partida em solo grego havia sido 0x0, então era um jogo indefinido. Mesmo tendo sido campeã européia de 2004, a Grécia não carimba o passaporte para uma Copa do Mundo desde 1994. Aliás, 94 foi a única participação grega em mundiais e não foi das melhores. Os gregos ficaram em último do grupo D, que tinha Argentina, Bulgária e Nigéria. O gol da classificação da Grécia foi marcado por Dimitrios Salpingidis, aos 31 do primeiro tempo.

Depois de 94, é a segunda Copa da Grécia

Depois de 94, é a segunda Copa da Grécia

Argélia x Egito – Argélia classificada

As duas seleções do norte da África empataram no grupo C das eliminatórias e disputaram uma partida de desempate em campo neutro para decidir quem ficaria com a vaga. Depois da vitória do Egito na última partida do grupo, argelinos hostilizaram os egípcios residentes na Argélia, depredendo estabelecimentos comerciais egípcios. No campo, mais confusão. Logo aos cinco minutos, após uma dividida mais dura, atletas de Argélia e Egito trocaram empurrões e ameaças. No entanto, o árbitro Eddy Maillet, de Ilhas Seychelles, no Sul da África, fez vista grossa e não expulsou ninguém. A Argélia venceu o jogo por 1×0, gol de Yahia e garantiu a última vaga do continente africano.

Depois dos tumultos, a Argélia foi para a Copa 2010

Depois dos tumultos, a Argélia foi para a Copa 2010

Uruguai x Costa Rica – Uruguai classificado

O Uruguai sofreu para conquistar sua classificação. Em jogo tumultuado empatou com a Costa Rica em 1×1. Como havia vencido o primeiro jogo, está na Copa 2010. “El Loco” Abreu marcou para os uruguaios e Centeno empatou para os costa-riquenhos. O jogo terminou em pancadaria, os reservas da Costa Rica brigaram com policiais no banco de reservas. O Uruguai volta à Copa depois de ter ficado de fora em 2006.

Uruguai brigou até o final mas cosneguiu ir pra Copa do Mundo

Uruguai brigou até o final mas cosneguiu ir pra Copa do Mundo

Eslovênia x Rússia – Eslovênia classificada

Talvez a zebra da rodada. A Rússia havia vencido o primeiro jogo por 2×1 e precisava apenas de um empate para conseguir a vaga. Acabou derrotada por 1×0 e como gol fora de casa é critério de desempate, a Eslovênia ficou com a classificação. O atacante Zlato Dedic foi o herói esloveno. A Rússia, com seu belo futebol e estrelas como Arshavin, fica de fora da Copa 2010.

Rússia decepciona e Eslovênia vai para a Copa da África do Sul

Rússia decepciona e Eslovênia vai para a Copa da África do Sul

Bósnia x Portugal – Portugal classificado

Todos achavam que a tarefa mais complicada era a de Portugal. Depois de jogar mal em casa e só vencer a Bósnia por 1×0, muitos pessimistas davam como certa a desclassificação portuguesa. Os bósnios jogaram bem no primeiro jogo, metendo duas bolas na trave e o principal craque de Portugal, Cristiano Ronaldo, não jogaria. Mas graças ao gramado em péssimas condições, o jogo foi nivelado por baixo. Partida horrorosa, com ambos os times prejudicados tecnicamente pelo campo. Não dá pra entender porque a Bósnia quis jogar nesse estádio, mas acabou se dando mal. Perdeu novamente por 1×0 e está fora da Copa. Raúl Meireles marcou o gol português e carimbou o passporte de Portugal para a Copa da África do Sul.

Mesmo sem Cristiano Ronaldo Portugal conseguiu a classificação

Mesmo sem Cristiano Ronaldo Portugal conseguiu a classificação

França x Irlanda – França classificada

O jogo da polêmica mão de Henry. A França havia vencido a Irlanda por 1×0 na partida de ida em Dublin e só precisava de um empate em Paris para ir para a Copa 2010. Mas a Irlanda foi ao Stade de France disposta a mudar a história. Jogando bem sob o comando do vitorioso técnico italiano Giovanni Trapattoni, os irlandeses abriram o placar com Robbie Keane e perderam várias chances de ampliar o placar. A partida foi para a prorrogação e a França acabou empatando com um gol escandalosamente ilegal. Após lançamento na área, Henry dominou claramente com a mão para evitar que a bola saísse e tocou no meio para o zagueiro Gallas marcar. Os irlandeses reclamaram desesperados mas de nada adiantou, o árbitro sueco Martin Hansson validou o gol e deu a classificação para a França.

A mão de Henry colocou a medíocre seleção francesa na Copa 2010. Brasil que se cuide.

A mão de Henry colocou a medíocre seleção francesa na Copa 2010. Brasil que se cuide.

Lista das 32 seleções da Copa do Mundo 2010 na África do Sul

América do Sul

Brasil
Paraguai
Chile
Argentina
Uruguai

América Central e América do Norte

México
Estados Unidos
Honduras

África

África do Sul (país sede)
Gana
Costa do Marfim
Camarões
Nigéria
Argélia

Oceania

Nova Zelândia

Ásia

Austrália (pela primeira vez participando das eliminatórias asiáticas. Antes disputava pela Oceania)
Japão
Coréia do Sul
Coréia do Norte

Europa

Dinamarca
Suíça
Eslováquia
Alemanha
Espanha
Inglaterra
Sérvia
Itália
Holanda
Grécia
Eslovênia
Portuga
França

5 Comentários

Publique seu comentário

  1. tudo uns bando de MERDA

  2. brasil
    maio 20 at 18:02

    eu estive na africa do sul vai ser a maior copa do brasil do mundo

  3. stefani candido
    jun 01 at 19:01

    isso só vai dar em merda,vamo desgraçados

  4. pamela xavier de souza
    jun 10 at 20:26

    quero ahar os nomes dos 32 jogadores do mundo de 2010

  5. thercia
    jun 10 at 21:39

    sou brasileira ate morrer e flamenguista tambem po crer mas esses restos de time e bosta nao serve pra nada

Publique seu comentário