Copa do Mundo 1974 – O “Carrossel Holandês” é vencido pelo “Futebol Total”

6 de março de 2009

capa1974
Sede – Alemanha Ocidental
Campeã – Alemanha Ocidental
Final – Olympiastadion (07/07)
Público – 80.000
Placar da final da Copa de 1974
Alemanha 2×1 Holanda
Artilheiro – Lato (Polônia) – 7 gols

A Copa do Mundo de 1974 na Alemanha talvez seja o primeiro exemplo moderno do futebol arte sendo vencido pelo futebol força. Os holandeses espantaram o mundo com o “Carrossel Holandês“, uma inovação tática onde nenhum jogador tinha uma posição ou função definida e primava pela ofensividade. O craque Joahan Cruiffy (leia “Iôrran Cróife) comandava o futebol arte da Seleção da Holanda, que atropelou todas as seleções (incluindo o Brasil) e só parou perante o futebol força da Alemanha de outro craque, Franz Beckenbauer. A seleção alemã praticava o chamado “Futebol Total”, onde todos os jogadores se aplicavam em uma marcação ferrenha. No final, os donos da casa levantaram a taça, iniciando uma era de conquistas.

Ao invés da campeã Alemanha, resolvemos colocar a foto da melhor seleção do Mundial de 74, a Holanda

Ao invés da campeã Alemanha, resolvemos colocar a foto da melhor seleção do Mundial de 74, a Holanda


A Seleção Brasileira na Copa de 1974

Após conquistar o tri campeonato em 1970, a Seleção Brasileira passou por uma renovação. Do time titular de 70, só permaneceram na seleção Piazza, Rivellino e Jairzinho. O Brasil, sem Pelé, Gérson, Carlos Alberto Torres, Tostão e Clodoaldo, não era nem sombra do super time de 1970.
A Seleção de 1974. Em pé: Zé Maria. Leão. Marinho Perez. Wilson Piazza. Carbone e Marinho Chagas. Agachados: Mario Américo (massagista). Jairzinho. Paulo Cesar Carpegeane. Leivinha. Rivelino. Edu e Nocaute Jack (massagista)

A Seleção de 1974. Em pé: Zé Maria. Leão. Marinho Perez. Wilson Piazza. Carbone e Marinho Chagas. Agachados: Mario Américo (massagista). Jairzinho. Paulo Cesar Carpegeane. Leivinha. Rivelino. Edu e Nocaute Jack (massagista)


Zagallo, novamente técnico da seleção, montou um time muito preocupado com a defesa. O time suou para empatar contra a Iugoslávia e Escócia e ganhar do adolescente Zaire por 3 a 0, na medida para se classificar. Mesmo com dificuldades, chegamos longe. Na segunda fase de grupos, o Brasil só não conseguiu superar a Holanda, sendo detido pelo carrossel de Cruiffy e companhia. A Seleção Brasileira ainda disputou o 3º lugar, mas desmotivada, perdeu para a Polônia do artilheiro Lato por 1×0.
Nem Rivelino salvou o Brasil em 1974

Nem Rivelino salvou o Brasil em 1974


Resultados da Seleção Brasileira na Copa de 1974

Brasil 0x0 Iugoslávia (primeira fase de grupos)
Brasil 0x0 Escócia (primeira fase de grupos)
Brasil 3×0 Zaire ((primeira fase de grupos)
Brasil 1×0 Alemanha Oriental (segunda fase de grupos)
Brasil 2×1 Argentina (segunda fase de grupos)
Brasil 0x2 Holanda (segunda fase de grupos)
Brasil 0x1 Polônia (disputa pelo 3º lugar)

Classificação: 4º

10 Comentários

Publique seu comentário

  1. fabio
    abr 25 at 15:34

    MESMO NÃO SENDO CAMPEÕES EM 74, CONSEGUIMOS VENCER A ARGENTINA, QUE É MUITO IMPORTANTE.
    ASSIM COMO EM 82, O BRASIL GANHOU DOS PORTENHOS.

  2. Erica
    maio 27 at 11:56

    Gostei muito das informações que peguei …
    Adoro o Google !!!

  3. benedito chaves
    jun 26 at 10:31

    grande fonte de pesquisa, gostei de saber os resultados dos jogos.
    perdemos para a holanda que foi grande sensação da copa.gratos.

  4. benedito chaves
    jun 26 at 10:31

    grande fonte de pesquisa, gostei de saber os resultados dos jogos.
    perdemos para a holanda que foi a grande sensação da copa.gratos.

  5. walmir
    fev 18 at 21:03

    vejam bem: eu assisti pela tv, todos os jogos do brasil na copa-74, o brasil tinha , em jogadores individuais, um super time, com certeza o melhor da copa. Só, o que lascou o brasil, foi o técnico mediocre e retranqueiro do Zagalo, que prendeu o time dentro do cAmpo. Mesmo assim, jogamos de igual para igual, e em determinado momento melhor. Sem paixão, é a verdade!! o único jogador que não obedecia a zagalo e avançava sempre e jogou um bolão e foi o único a ser da fifa, foi o Marinho Chagas. Jogou tudo !! WALMIR, JP,18.02.11

  6. araújo
    mar 15 at 10:54

    A SELEÇÃO BRASILEIRA TINHA NA COPA DE 74, UM EXELENTE TIME DE FUTEBOL, SÓ CRAQUES; AGORA, O QUE LASCOU O BRASIL, FOI O RETRANQUEIRO, FROUXO, COVARDE DO TÉCNICO ZAGALO. ASSISTI A COPA PELA TV, E O NOSSO BRASIL ERA PRESO, PROIBIDO SAIR PARA O JOGO, SÓ ESCAPOU, PORQUE ERA MEIO REBELDE EM ESQUEMAS, FOI O MARINHO CHAGAS, QUE JOGOU MUITO E FOI FIFA EM 74. CULPO, UNICAMENTE, A MEDIOCRIDADE DO ZAGALO!!! ARAÚJO, JOÃO PESSOA, 15.03.11

  7. eduardo
    mar 24 at 22:50

    O time de 74 mudou muito do ideal.Ví veotapes dos jogos e conclui que faltou um pouco mais de ousadia.Anos depois, Zagallo confessou que pensou levar para a copa o jovem Zico de 21anos e desistiu por temer críticas ou medo de arriscar.O mesmo deve ter ocorrido ao Dunga ao não arriscar na juventude de Neymar e Ganso.Por causa do pragmtismo A seleção brasileira vem perdendo o poder de encantar a sua torcida.

  8. Esta seleçao Brasileira de 1974, e a minha recordaçao da minha inocete infancia,onde brinquei com as figurinhas da seleçao brasileira do refrigerante coca cola,lembra o meu enesquecivel idolo: o craque Rivelino!,(Te amo Rivelino para sempre!!!,Deus te abençoe eternamente!!!,vç e a emoçao mais linda dos meus anos dourados!!!.(carlinho!)

  9. jeronimo franco
    out 22 at 18:45

    Correção quanto a foto, Carbone não jogou a copa de 74 e Edu e Piazza eram reservas. Time base: Leao, Ze maria, L. Pereira, Marinho Peres, Marinho Chagas, Carpegiane, Rivelino, PC Caju, Dirceu, Jairzinho e Leivinha(Valdomiro).

  10. ilson teófilo bueno
    mar 11 at 11:42

    A foto deste time do brasil não é a formação original que disputou a copa de 1974, pois os zagueiros Carbone e Wilson Piazza não foram para a copa, a Zaga era formada por Marinho Perez e Luis Pereira e Alfredo Mostarda, e o ponta Edu tb não foi relacionado, em seu lugar foram chamados Paulo Cézar Lima e Valdomiro. o time Titular da maioria dos jogos da copa de 74 era: Leão, Zé Maria, Luis Pereira Alfredo Mostarda (Marinho Perez) e Marinho Chagas, Paulo Cézar Carpegianne, Rivelino e Paulo Cézar Caju, Jairzinho, Leivinha, que se machucou no 2º jogo contra a Escócia (uma Pena, pois era o melhor jogador do brasil até então) e Valdomiro. Na reserva o imbecil do zagallo deixou nada mais nada menos do que o Divino Ademir da Guia e o César Maluco do Palmeiras, se tivesse deixado a base da seleção com o Time do Palmeiras (tinha 06) jogadores convocados, teríamos ganhado a copa, pois o Rivelino foi uma decepção e deveria ter sido expulso pois deu uma cotovelada no Cruyff, o Paulo cézar lima foi medíocre, e o tal de marinho chagas não jogou nada , e foi culpado pelo gol do neeskens, o primeiro gol da holanda, não marcava ninguém e saia bem louco pra frente e abria uma avenida na zaga.Pra terminar, Edu e Piazza não foram chamados, e o Dirceu fez parte do elenco tb. Enfim o brasil foi uma vergonha, levou um show da Holanda e só se preocupou em dar porrada nos holandeses.

Publique seu comentário