Luto verde e amarelo – Brasil eliminado da Copa 2010

2 de julho de 2010

Brasil eliminado da Copa 2010. Dói começar o texto escrevendo essas palavras, mas o Brasil caiu diante da Holanda nas quartas de final da Copa 2010 e agora a Copa fica mais triste para nós brasileiros. Brasil 1×2 Holanda foi um jogo estranho. O Brasil jogou muito bem no primeiro tempo. Abriu o placar cedo com Robinho, criou várias chances, podia ter ampliado o placar, mas ficou no 1×0. Todos nós ficamos confiantes, afinal a partida estava sob controle, até fácil. Mas o futebol tem dessas coisas. A Seleção Brasileira voltou para o segundo tempo dispersiva, deu espaços, levou um gol absolutamente bobo e depois se descontrolou, permitindo a virada holandesa.

Mas o que aconteceu? Culpar Dunga, a sua convocação equivocada, a falta de liderança, é muito fácil. E é isso que a imprensa esportiva está fazendo nesse exato momento. Procurando e acusando os “vilões” da derrota. Felipe Melo está lá, em primeiro lugar. Participou em todos os lances capitais da partida: deu a bola para o gol de Robinho logo aos 10 minutos do primeiro tempo, fez um gol contra aos 8 do segundo, não marcou Sneijder (melhor em campo pela Fifa) no segundo gol da Holanda aos 22 e ainda foi expulso aos 28! Mas o time é feito de 11 jogadores, e não foi por causa de Felipe Melo que saímos da Copa 2010.

Julio Cesar lamenta a eliminação

É, não deu Brasil


O fato é que houve um desequilíbrio do time como um todo a partir do empate da Holanda. O Brasil já voltou para o segundo tempo meio esquisito, errando muitos passes no meio-campo e deixando mais espaços para a Holanda tocar a bola. O gol contra de Felipe Melo detonou uma incrível mudança psicológica no comportamento da equipe. As pernas pesaram, passes simples saíam errados e o segundo gol holandês foi quase um retrato da insanidade que se abateu. Juan estava absoluto em uma bola na defesa, mas apertado por Robben resolveu tocar pra escanteio. Poderia ter tocado para lateral, como manda a cartilha do bom zagueiro. Ainda mais Juan, ótimo jogador, regular, que vinha fazendo uma excelente Copa. Mas ele tocou pela linha de fundo. Na cobrança, desvio no primeiro pau e Gilberto Silva e Felipe Melo assistiram o baixinho Sneijder fazer de cabeça sem precisar tirar os pés do chão. A marcação estava mais com Felipe Melo.

Descontrole total, seis minutos depois Felipe Melo fez falta em Robben e aproveitou para pisar com maldade no holandês. O bandeira viu, o juiz viu, o estádio todo viu. Cartão vermelho e as chances do Brasil na Copa 2010 enterradas. O time se desorganizou de vez, parecia até uma seleção sub-20. Os jogadores apavorados não cumpriam mais nenhuma função tática, não faziam mais uma jogada lúcida, enfim, não pareciam mais um time, que fará uma Seleção Brasileira. Essa talvez seja a maior dor dessa eliminação precoce, ver o Brasil não se comportar como Brasil.

Felipe Melo pisa Robben

Felipe Melo se descontrola, pisa em Robben e é expulso


Após a partida, apenas Julio Cesar parou para dar entrevista e em meio às lágrimas, proferiu um discurso de “levantar a cabeça”. Mas é difícil levantar a cabeça vendo um segundo tempo como esse. Agora, infelizmente, todos os comentaristas esportivos vão falar que estavam com a razão, que Dunga não tinha condições de levar a Seleção ao hexa. Até nós mesmos aqui no Jogo do Brasil criticamos ferrenhamente o Dunga. Mas no fundo, o que queremos mesmo, é ver o Basil ganhando sempre. E jogando o futebol que nos consagrou como melhores do mundo. Sempre. Dunga já indicou na sua entrevista coletiva pós-eliminação que vai deixar o cargo: “Quanto ao meu futuro, desde que eu cheguei à seleção todo mundo já sabia que seria para ficar quatro anos”.
Assista a entrevista de Julio Cesar depois da eliminação na Copa 2010

Então que venha o próximo técnico, mais um saco de pancadas para destilarmos nosso veneno de torcedores apaixonados. E que venha logo a Copa 2014 no Brasil. O hexa é nosso, só precisamos de paciência para esperarmos mais 4 anos.

Ficha Técnica Brasil 1×2 Holanda
Estádio: Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data-Hora: 2/7/2010 – 11h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Jeong Hae-Sang (CDS)
Público: 40.186 presentes
Cartões amarelos: Heitinga, De Jong, Ooijer e Van der Wiel (HOL); Michel Bastos (BRA)
Cartão vermelho: Felipe Melo 27’/2ºT (BRA)
GOLS: Robinho 10’/1ºT (0-1), Felipe Melo (contra) 8’/2ºT (1-1) e Sneijder 23’/2ºT (1-2)

HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Robben e Van Persie (Huntelaar 40’/2ºT) – Técnico: Bert van Marwijk.

BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto 16’/2ºT); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar 32’/2ºT) – Técnico: Dunga.

10 Comentários

Publique seu comentário

  1. Mnuela
    jul 02 at 16:06

    uma vergonha prá nós brasileiros. Um burro não esconher os jogadores prá esta copa, mas somos brasileiros perdendo ou não.
    E esperamos 2014.

  2. Wladimir
    jul 02 at 23:24

    Vergonha nada, mulher nunca entende de futebol mesmo, agente lutou com garra, futebol não pode ser trátado de privilégios, todos jogam futebol por prazer, perdendo ou não, teve o prazer de competir.
    pena que o time se desequilibrou e deu no que deu.
    quem disse que em 2014 vai haver copa? ne o mundo acaba em 2012!

    Cordialmente.
    BRASILEIRO NÁTO!

  3. Mary
    jul 02 at 23:50

    burro mesmo mais ele escolheu assim porque creio que ele vendeu a vitoria pra estrangeiros. Que vergonha.

  4. eliane
    jul 04 at 12:50

    e iissso aii julioo bolla pra frente…2014 vem aii…

  5. eliane
    jul 04 at 12:52

    eii rpz mundo naum vai acaba em 2012 naum oziii…

  6. Fabio
    jul 05 at 01:24

    Eh burro mesmo… queria saber o quanto 50 por cento da seleção brasileira estava jogando bem na europa… Nenhum… só o Luis Fabiano e mesmo assim pipoco!…
    Queria saber da cbf, o porque contratou o Dunga! logo que ele nunca foi tecnico… até na copa das confederações o Brasil na maioria dos jogos foi suado…

    Piada…

    Dunga é burro mais o pior é a CBF.

  7. Fabio
    jul 05 at 01:26

    Ahhh Wladimir não seja inocente pois quando os jogadores realmente jogam por prazer e por honra fica igual Alemanha e a Holanda! não igual o que vimos…

  8. eliane
    jul 05 at 21:15

    concordooo dunga e ^^ iisso q elle heh!

  9. Kawi gurl
    jul 22 at 12:02

    Great information, I just bookmarked this.

    Sent from my iPad 4G

  10. monica
    ago 03 at 14:17

    achei isso um absurdo o time nâo aceitar que seu treinador treine a nova seleçao

Publique seu comentário