Copa do Mundo 2010 – África do Sul é logo ali

13 de maio de 2009

Quando uma Copa do Mundo acaba, parece que a próxima é apenas um sonho muito distante. Ainda mais para nós brasileiros, acostumados à vitórias e glórias. Estivemos em 7 finais e levantamos a Copa 5 vezes. Por isso, quando o Brasil foi eliminado pela França (mais uma vez os malditos frandeses!) na Copa de 2006, a sensação era de que o gosto amargo ia ficar em nossas bocas por muitas e muitas eras. Só que o grande Fernando Vanucci já dizia: “África do Sul é logo ali”. Sábias palavras. Estamos há apenas um ano da Copa do Mundo 2010 na África do Sul e aquela eliminação de 2006 parece ter acontecido há décadas.

Todas as atenções estão voltadas para as Eliminatórias da Copa. Os principais times europeus estão indo bem, com exceção da França, mas ela sempre dá um jeito de se classificar no sufoco, então devemos contar com sua recuperação. Aqui na América do Sul as coisas também estão bem encaminhadas. O Paraguai é o líder, é bem verdade, mas Brasil e Argentina têm suas vagas praticamente asseguradas. No resto do mundo, os mesmos México, EUA, Japão e Coréia do Sul devem entrar, com mais algumas surpresas. E na África, continente onde se realizará a Copa? Quem deve participar da festa? A África do Sul, anfitriã da Copa, já tem vaga garantida, o que vai proporcionar pela primeira vez 6 seleções africanas no mundial, ao invés de 5. As outras cinco vagas serão disputadas por 20 países que passaram para a fase final das Eliminatórias africanas à Copa de 2010. Resta saber se as veteranas seleções de Nigéria e Camarões recuperarão o prestígio que uma vez já tiveram.

A Nigéria quer recuperar o prestígio perdido

A Nigéria quer recuperar o prestígio perdido



A Copa do Mundo da África do Sul será como nenhuma outra. Muitos analistas dizem que será a Copa mais popular da história. Em termos de estrutura, não dá para comparar com os mundiais realizados na Europa, ou mesmo com o de 2002, realizado na Coréia do Sul e no Japão, mas os estádios estarão prontos a tempo. A infra-estrutura será de um país em desenvolvimento, que viveu sob um regime de segregação racial durante décadas e foi banido do mundo do esporte. Por isso para os sul-africanos significa muito receber esse evento. A África do Sul já recebeu mundiais de críquete e rugby, mas nada se compara à audiência mundial de uma Copa do Mundo de futebol. Todas as atenções estarão voltadas para o país durante um mês em 2010. E a imensa alegria com que o povo celebra o evento tem uma explicação: críquete e rugby são tradicionalmente esportes dos brancos sul-africanos. O soccer, como é chamado na África do Sul o esporte número um do mundo, é a paixão dos negros, do povo. E nada se compara à força do futebol.
Nelspn Mandela comemora com o povo sul-africano: a África do Sul é sede da Copa 2010

Nelspn Mandela comemora com o povo sul-africano: a África do Sul é sede da Copa 2010


Falta pouco mais de um ano para a competição mais importante do futebol mundial e a frase de Vanucci está mais viva do que nunca: “África do Sul é logo ali”. Tá na hora de aprender gritar gol na língua dos sul-africanos: LADUMA!

5 Comentários

Publique seu comentário

  1. andreza
    maio 31 at 09:43

    não tem aqui o que eu quero saber porque?

  2. Andressa Mendes do Nascimento
    jun 10 at 23:04

    Ameii tdo isso me ajudo muiito .
    e viva ao Brasiil !
    HUL….

  3. nay
    jun 25 at 13:36

    eu estol muito nervosa com um jogo do brasil

  4. nay
    jun 25 at 13:39

    muito obrigado brasil e rumo ao hexa

  5. tayla mellãyne
    nov 17 at 17:53

    gostaria de saber o mês e o dia da copa de 2014

Publique seu comentário