Copa 2010 África do Sul

4 de fevereiro de 2009

logo_africa
Copa de 2010, África do Sul. A primeira Copa do Mundo a ser disputada em solo africano. Desde sua criação, em 1930, a Copa do Mundo sempre foi sediada por países da Europa ou das Américas. Em 2002 a tradição foi quebrada e pela primeira vez na história da competição, a Copa do Mundo foi disputada fora do eixo Europa – Américas.

A Copa de 2002 foi dividida entre Japão e Coréia do Sul e serviu para abrir as portas para outros países pleitearem a honra de sediar o torneio. Em 2006 a competição voltou para a Europa e foi disputada na Alemanha, mas em 2010 o continente africano será o próximo a entrar para a história da Copa.

A África do Sul foi o país escolhido como sede da Copa do Mundo 2010, muito por causa de sua estrutura e por ser um país forte economicamente. Venceu Marrocos e Egito pela chance de sediar a Copa. Dominado por uma Apartheid (regime de segregação racial) que durou décadas, a África do Sul hoje é um país democrático. O Apartheid teve fim em 1993, quando Nelson Mandela, o maior símbolo contra o regime de segregação, foi eleito presidente.

A África do Sul está construindo novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo de 2010. Será a primeira vez na história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, estádios eram construídos exclusivamente para o rugby e o críquete. O páis tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coréia e do Japão no grupo B, sendo eliminada na 1ª fase da copa num grupo que tinha Espanha, Eslovênia e Paraguai. A Seleção Sulafricana participou também da Copa de 98, na França.

Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa 2010: o leopardo Zakumi. O nome vêm dos termos “ZA” (abreviação de África do Sul) e “Kumi” (“dez”, o ano da Copa).

O leopardo Zakumi, mascote da Copa 2010

O leopardo Zakumi, mascote da Copa 2010



A Copa de 2010 está chegando e a África do Sul começa a entregar as obras. Dos 10 estádios que serão utilizados na Copa 2010, o primeiro a ser inaugurado será o Loftus Versfeld, em Pretória. Construído em 1906, ele será reaberto para a partida entre Kaizer Chiefs e Moroka Swallows, válida pelo Campeonato Sul-Africano.

O Loftus Versfeld teve sua capacidade aumentada de 45 mil para 50 mil torcedores e também será utilizado na Copa das Confederações, que acontece de 14 a 28 de junho deste ano. Algumas obras ainda estão atrasadas. Três estádios estão fora do prazo de entrega: o Ellis Park, em Johanesburgo, o Bloemfontein e o Rustenburg. Segundo o governo sulafricano, ainda devem levar mais algumas semanas para que as obras terminem. Mais seis estádios estão em construção, com previsão de término para o final de 2009.

Por enquanto o único classificado para a Copa de 2010 é a África do Sul, por sediar a competição. As eliminatórias estão acontecendo pelo mundo todo, fique sempre ligado aqui para saber todas as .

5 Comentários

Publique seu comentário

  1. ALMIR MALKOWSKI
    maio 07 at 12:49

    VOU PARA A COPA, TENHO OS INGREÇOS PARA A PRIMEIRA FASE, GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR NOS TREINOS DA SELEÇÃO… SERÁ POSSÍVEL… TAMBÉM GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES DAS SELEÇÃO…
    BRASILEIRA É CLARO.

    ALMIR MALKOWSKI

  2. zaklady bukmacherskie
    maio 10 at 18:44

    Excellent post i am sure that i will come back here soon

  3. bruna
    maio 25 at 14:41

    bom eu gostei muito acho q vou tirar dez na prova de ed. Física

  4. franciele
    jun 10 at 14:49

    o brasil joga demais

  5. Mylena
    jun 10 at 19:27

    Eu gosteii muitoh muitoh desse site ..
    ESpero tomar uma ótima nota na pesquisa …

Publique seu comentário