Copa do Mundo 1958 – Brasil Campeão, O Triunfo Canarinho
19 de fevereiro de 2009
Sede – Suécia
Campeã – Brasil
Final – Råsunda
Público – 50.000
Placar da final da Copa de 1958
Brasil 5×2 Suécia
Artilheiro da Copa de 1958 – Just Fontaine (França) – 13 gols
A Copa do Mundo de 1958 foi a sexta Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. A competição só crescia e 51 países participaram das eliminatórias. A Copa de 1958 é um marco para nós brasileiros. A Seleção Brasileira deixava de ser uma promessa e conquistava o mundo. A Seleção Canarinho não era apontada como uma das favoritas. Alemanha, Hungria, Suécia, Inglaterra, Tchecoslováquia, União Soviética e França dividiam a atenção dos cronistas esportivos. O Brasil, depois do vice em 1950 e da fraca campanha em 1954 era visto com desconfianças. O consenso geral era de que o Brasil poderia beliscar um 6º lugar, no máximo. Porém era a hora do mundo descobrir Garrincha, Didi e tantos outros craques. Era a hora da hegemonia brasileira no futebol começar. Era a hora do mundo ver o nascimento do Rei Pelé.

A Seleção Brasileira campeã do mundo em 1958, no jogo final contra a Suécia: o técnico Vicente Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nílton Santos, Orlando, Gilmar; Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e o preparador físico Paulo Amaral
A Seleção Brasileira na Copa de 1958
Comandada pelo lendário treinador Vicente Feola e com João Havelange na presidência da CBD, a Seleção Brasileira embarcou para a Suécia como uma azarão. Era um escrete cheio de craques, mas muito irregular. Havia perdido o Sulamericano para a Argentina em 1957 e era muito criticado. Porém, o mundo sucumbiu perante à arte de Garrincha, Zito e Didi e ao nascimento do Rei Pelé. Com atuações convincentes, o Brasil atropelou a temida URSS e a França, acabando de vez com o “complexo de vira-latas” que assombrava os torcedores brasileiros.
A final seria disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia, os donos da casa. O Brasil, que jogava de amarelo desde a Copa de 1954, teve que voltar a jogar de azul, pois os suecos também vestiam amarelo. A Suécia inaugurou o placar, mas o Brasil não se abalou. Didi, o príncipe etíope e um dos mais importantes jogadores da Copa, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços, lembrando à todos de que o Botafogo tinha dado uma goleada na Suécia e não ia ser a Seleção Brasileira que ia perder deles.

Brasil jogou com o segundo uniforme na final
No final, a Seleção Brasileira deu um show e bateu os donos da casa. Mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, a torcida sueca aplaudiu de pé os campeões do mundo. Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo entre outros colocavam seu nome na história e assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol. Nascia também a lenda, o Rei Pelé, que fez um gol inesquecível. Ainda um menino, recebeu na área, matou no peito, deu um chapéu no zagueiro e fulminou de primeira, balançando a rede e decretando a primeira vez que o Brasil ganhou uma Copa do Mundo. Outra curiosidade se deu na hora de reber a taça Jules Rimet: Bellini, que era o capitão do Brasil, inventou e eternizou o gesto de levantar a taça que todos os campeões repetem até hoje.

O capitão Bellini recebe a taça Jules Rimet...

...e eterniza o gesto de levantá-la.
Resultados da Seleção Brasileira na Copa de 1958
Brasil 3×0 Áustria (Fase de Grupos)
Brasil 0x0 Inglaterra (Fase de Grupos)
Brasil 2×0 União Soviética (Fase de Grupos)
Brasil 1×0 País de Gales (Quartas de Final)
Brasil 5×2 França (Semifinal)
Brasil 5×2 Suécia (Final)
Classificação: 1º
ago 18 at 23:50
De mais muito bom obrigado me ajudou no trabalho
maio 21 at 09:45
O Brasil é um grande campeão…………BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
jun 09 at 16:54
MUITOOOOOOOOO MAS MUITO MESMO
ME AJUDO NO TRABALHO
SE NAO TIVESS ESSA PAG EU ACHO MUNCA IA ACABAR DE FAZER O TRABALHO PARA ENTREGAR ATEMPO BEIJUSSSSSSSSSS
PRINCIPALMENTE PARA O PELE!!!!!!!!!
BEIJUSSSS
jun 14 at 20:50
uau me ajudou muito no meu trabalho………….
jun 22 at 11:17
sou brasileiro com munto orgulho com muito amor brasilllllll meu brasil nosso brasiil
jul 04 at 15:00
valws me ajudo no trabalho
jul 08 at 20:26
o brasil foi, É, e sempre sera!!!!!!O MELHOR de todos!!!!!
so brasileira com muito orgulho!
jul 31 at 14:36
Vlw mw ajudou muito no trabalho
BJUUUUUUSSSS
principalmente pro Pelé
jul 31 at 14:38
Valw me ajudou muito no trabalho
naum sei o q seria de mim c naum existice essa pagina Bjus
dez 02 at 14:28
[…] Formação do Brasil campeão Mundial na Suécia em 1958 Em pé: Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar; Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo. Crédito: http://www.jogodobrasil.com.br […]
jul 08 at 15:03
Os heróis do passado!